admin June 23, 2020

PDF Relatório Final Análise do sector e da fileira da cortiça
Caracterização do setor da cortiça em Portugal 6. A fileira nacional do sector da cortiça representou em 2010 uma facturação superior a mil milhões de euros, 1,5% da produção industrial nacional e cerca de 2,1% das exportações nacionais.


Mitos e Curiosidades, A Cortiça – Corticeira Amorim, Líder …
Estima-se que existem mais de 2,2 milhões de hectares de montado (floresta de sobreiros). Cerca de um terço (aproximadamente 730 mil hectares) situa-se em Portugal, o que equivale a 23% da área florestal nacional. Metade da produção mundial de cortiça é portuguesa. O restante provém de Espanha, Itália, França, Marrocos, Tunísia e …


Associação estima que produção de cortiça cresça 30% em
A Associação Interprofissional da Fileira da Cortiça (FILCORK) estimou hoje que a produção daquele material cresça 30% em 2019, depois de melhorias na quantidade transacionada e nos preços …


Evolução histórica da indústria corticeira – Agricultura e …
Consumir produtos de cortiça assegura a preservação de um importante ecossistema e contribui para o fomento da indústria nacional. Alexandra Fonseca Marques (alexmarques@isa.utl.pt) Bibliografia consultada. APCOR e AIEC (2000). Anuário da Indústria Corticeira Portuguesa 2000. Gill, L.M. (1998). Cortiça: Produção, Tecnologia e Aplicação.


Cortiça contraria tendência de queda na produção silvícola
O Instituto Nacional de Estatística divulgou o boletim com as Contas Económicas da Silvicultura do ano 2016, revelando a diminuição do Valor Acrescentado Bruto (VAB) da silvicultura em 3,4% em valor e 1,9% em volume, relativamente ao ano anterior, e contrariando a tendência crescente dos últimos anos (2009-2015).


Economia da floresta inverte trajetória de crescimento e …
A produção de cortiça aumentou em 2016 pelo quarto ano consecutivo, segundo o INE, com um crescimento nominal de 5,8% na produção, um crescimento que justifica com os aumentos de 3,9 pontos em volume e de 1,8 p.p. no preço da cortiça. «O volume de produção de cortiça regista uma tendência crescente desde 2006», diz o instituto


Expresso | Portugal continua líder mundial na cortiça
Juntas, pequenas e grandes unidades fazem de Portugal o maior produtor mundial de cortiça, com um total de 100 mil toneladas, quase 50% do valor global. 482 milhões em I&D O estudo, com base em números de 2009, indica que a cortiça movimenta 597 empresas em Portugal, com um total de 8.723 trabalhadores e 70% deste universo está vocacionado para a produção de rolhas.


Cortiça vive melhor ano de sempre – ECO
Números oficiais do setor, só existem relativamente a 2015. Segundo dados do comércio externo do Instituto Nacional de Estatística (INE), Portugal exportou 899,3 milhões de euros (177,4 milhares de toneladas), o que representa um crescimento de 6% face a 2014, em valor, e uma diminuição de 2,5% no que diz respeito ao volume.


A Indústria e o Comércio da Cortiça em Portugal Durante o …
A Indústria e o Comércio da Cortiça em Portugal Durante o Século XX . Miguel Pestana* e Isabel Tinoco** *Investigador Auxiliar **Téc. Sup. Principal. Instituto Nacional de Investigação Agrária/INRB, IP. Av. da República, Quinta do Marquês, 2780-159 OEIRAS


Cortiça em alta na silvicultura nacional em 2015 | Portal …
O Instituto Nacional de Estatística (INE) publicou a 28 de junho as Contas Económicas da Silvicultura referentes ao ano de 2015. A Acréscimo – Associação de Promoção ao Investimento Florestal, analisa o documento em comunicado, adiantando que, de acordo com o boletim, em 2015, o VAB da silvicultura representou 0,6% do VAB nacional, «mantendo-se ainda muito aquém dos valores registados …
TPMS Programming Tool